Óleo de Coco

O óleo de coco natural é queridinho por muitas pessoas, e você sabe por que?

Ele é muito versátil, e pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo, na comida para dar sabor e também para emagrecer. Seus benefícios para a saúde são variados porque se trata de uma gordura vegetal com uma substância especial chamada ácido láurico que além de que promover a hidratação dos cabelos e da pele, ajuda a evitar a prisão de ventre como também fortalece o sistema imunológico.

oleo-de-coco

Vamos ver com detalhes a ajuda que ele dá e como usar em cada um?

  1. Hidratante para o rosto.

Para usar na pele, o óleo de coco é benéfico pois é um antifúngico e bactericida natural, que apresenta um elevado poder hidratante para a pele, sendo facilmente absorvido.

Assim, se tem a pele seca e áspera experimente colocar um pouco de óleo de coco num algodão e passe em todo o rosto, passando uma maior quantidade na região dos olhos, deixando atuar durante toda a noite. Além disso, esse óleo também pode ser usado como removedor de maquiagem, removendo inclusive a máscara à prova de água e como batom quando está no estado sólido.

Sabe aquelas regiões mais secas?(cotovelo, joelhos e calcanhar) experimente passar regularmente de acordo com sua necessidade, que irá notar uma enorme diferença. Sua pele ficará nutrida e hidratada.

Este óleo também pode ser usado para disfarçar as estrias, manchas e imperfeições na pele, sendo para isso recomendado que passe diariamente nas regiões problemáticas, especialmente de manhã e a noite.

A noite eu aplico nos lábios antes de dormir, pois com o frio os lábios ficam muito ressecados.

2. Cabelo

O óleo de coco fecha a cutícula do cabelo, deixando os fios alinhados e com brilho, além de nutrir e repor os lipídios que o nosso cabelo precisa. Existem várias formas de se usar óleo de coco no cabelo:

Umectação Tradicional nos cabelos

A umectação tradicional é muito conhecida, primeiro você aplica o óleo de Coco em todo o cabelo mecha por mecha (nos cabelos secos), inclusive na raiz. Depois da aplicação, deixe agir por pelo menos 1 hora, pode deixar agir por até 6 horas. Depois lave normalmente com duas mãos de shampoo, se preferir lave com uma mão de shampoo transparente e uma mão com um shampoo hidratante. Deixe a água morna cair sobre os cabelos para derreter o óleo, e depois finalize com um condicionador ou se preferir, pode hidratar em seguida usando uma máscara de ação rápida.

O óleo de Coco deve estar derretido, pois em dias mais frios ele fica pastoso, para derreter é só colocar em banho maria.

Como usar óleo de coco nas pontas do cabelo

É bom usar também nas pontas  antes do banho. Para a aplicação é necessário derreter meia colher (Sopa) do óleo de Coco, depois aplique nas pontas do cabelo e deixe agir de 15 a 20 minutos, em seguida lave o cabelo normalmente.

Dessa forma, você faz uma “mini umectação”, a intensão desse passo é proteger o cabelo do shampoo, pois o shampoo tem muito sulfato, e nas pontas do cabelo não é preciso retirar a gordura, pois geralmente as pontas são muito secas.

Assim você faz apenas a retirada da gordura (sebo) do couro cabeludo e das pontas vai retirar só excesso de óleo que você aplicou.

Se fizer toda vez que lavar os cabelos, suas pontas não irão mais ficar ressecadas. Essa dica é maravilhosa! O óleo acaba fazendo papel de um pré-shampoo, esses que a gente pode comprar na casa de cosméticos.

Potencializando a máscara de hidratação

Coloque algumas gotinhas de óleo de coco, na quantidade de máscara que você vai usar no dia e misturar bem. Lave os cabelos com shampoo, aplique a mistura mecha por mecha, deixe agir o tempo descrito na máscara e após enxague apenas com água e se preferir finalize com um condicionador, seu cabelo vai ficar hidratado e nutrido.

3. Na comida

Para cozinhar o óleo de coco pode ser usado de diversas formas como no refogado, no arroz, para frituras, para grelhar carnes ou mesmo na confecção de bolos e tortas.

Para isso, apenas basta substituir a gordura que usa habitualmente, o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite por exemplo, por óleo de coco nas mesmas quantidades. Assim, se usar habitualmente 2 colheres de azeite basta substituir por 2 colheres de óleo de coco para usufruir dos seus benefícios.

4. Para emagrecer

Quem diria que justamente as gorduras saturadas poderiam ser aliadas da dieta, não é mesmo? Um estudo feito no Canadá em 2000 mostrou que pessoas que consumiam o óleo de coco tinham uma maior oxidação das gorduras, processo que causa sua quebra, do que as pessoas que seguiam dietas com óleos comuns. Quando a gordura é quebrada no tecido adiposo, ela é usada em forma de energia, ou seja não fica acumulada no organismo na forma dos famigerados pneuzinhos. Mas os pesquisadores não conseguiram descobrir o mecanismo responsável por essa alteração.
Outra pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro indica ainda que o produto nos ajuda a acelerar o metabolismo do organismo. Isso porque o ácido láurico, um dos TCM, fazem as células trabalharem de forma acelerada, consumindo assim mais calorias, o que evitaria o acúmulo de gordura localizada e como resultado favoreceria a perda de peso. De acordo com a pesquisa, o óleo também seria responsável por aumentar o volume de massa magra, os músculos, outros aliados por demandar mais gasto de energia do organismo, ajudando o emagrecimento.
Para obter esse resultado, deve-se consumir 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia, de preferência o extra virgem, adicionando este óleo em sucos, saladas, chás ou café, além de ser possível preparar ovos, carnes e peixes com este óleo.

5. Evita a prisão de ventre

Alimentos gordurosos normalmente auxiliam na digestão, pois a gordura se mistura o bolo alimentar e as fezes, facilitando sua passagem pelo sistema digestivo. Além disso, o ácido láurico e suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias ruins do intestino, favorecendo sua microbiota (flora intestinal) e assim melhorando o funcionamento do órgão. Mas, cuidado, o consumo em excesso pode trazer o efeito rebote, causando diarreia.

Incrível não é mesmo? Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários o que achou, e conte-nos como foi sua experiência com esse poderoso óleo.

Um beijo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s